quinta-feira, 20 de junho de 2013

Na Cozinha #2 - Palha Italiana da Vovó Lulu






Oi gente! Toda a minha experiência culinária (que não é tão grande mas é deliciosa) vem da minha avó paterna, Lourdes, mais conhecida como Vó Lulu e da minha bisavó paterna Nena que foi para o céu há mais um menos um mês, mas deixou um pedaçinho do coração dela comigo de várias formas, uma dela as memórias lindas que eu tenho das suas receitas e das tardes deliciosas em que preparávamos doces e salgados juntas. Por isso resolvi que o Na Cozinha desta quinta seria um passo a passo da Palha Italiana, o doce mais tradicional da minha família, que ironicamente fui eu quem descobri a receita há uns 5 anos. Nossa versão é a caseira, não fica tãao bonitinha mas fica muito melhor do que a comprada porque é feita com quem a gente ama. Vamos aos ingredientes?
 Ingredientes:
1 lata ou caixa de leite condensado
2 colheres de sopa de margarina sem sal
1 pacote de bolacha maizena ou bolacha maria
3 colheres de sopa de achocolatado (fica MUITO mais gostoso com ovomaltine) (outra coisa: não estou sendo patrocinada pela ovomaltine mas deveria estar)





Como Fazer:
Quebre a todo o pacote de bolacha maizena, bem picadinho. Desconte toda a sua raiva. Foi comprovado que seu nível de irritabilidade diminui 50% depois de fazer isso (dados completamente inventados, mas até que funciona viu), depois reserve

Junte a margarina, o achocolatado e o leite condensado em uma panela média e mexa em fogo baixo ou médio (depende: se você sempre queima o seu brigadeiro, faça em fogo baixo) até dar o ponto de brigadeiro, desgrudando da panela


Quando atingir o ponto, adicione a bolacha maizena picada com o fogo ainda aceso e mecha bem até que tudo esteja o mais misturado possível!














Unte a bancada (limpa por favor) da cozinha ou uma forma com margarina e despeje a palha italiana. Deixe esfriar. Não, não ta bonitinho, mas tá 1000 vezes mais gostoso do que aquele industrial que você comprou na padoca.





Por último, corte a palha italiana, coloque em um pratinho e sirva. Ou melhor, devore! Aproveite a sua maravilhosa palha italiana super especial, nem se preocupa com dieta, depois a gente corre atrás do preju. Você pode fazer para a sobremesa de um jantar de domingo, uma receita para um dia com as amigas, um agrado para a mamis ou pra comer sozinha mesmo.

Fogão vintage da vovó! Amei!


 Eu e a Vó Lu antes do preparo da receita, de avental e equipadas na cozinha vintage dela. Amo esse clima!









Palhas Italianas embrulhadas e embaladas para a Bia, minha amiga linda, colaboradora do blog que sempre me ouve falar das receitas gostosas que eu faço mas nunca prova (porque nunca sobra). A primeira receita do Na Cozinha tinha que ser sua!
 Espero que tenham gostado da recita! É a minha preferida, e se você tiver qualquer dúvida deixe nos comentários porque eu vou responder. O que acharam? Se tentarem fazer (eu sei que vão, é irresistível) mandem fotos das suas palhas italianas <3
Beijos doces, Mandi





34 comentários:

  1. Parece ser uma delícia :)) o melhor é que não é nada complicado de fazer!

    Beijos;*
    olhardeumatimida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mesmo Ju! Beijos e obrigada pela visita

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. hmmmmmmmmmm... Deu uma vontade de fazer.
    Vou experimentar, posto lá no blog e digo que encontrei aqui! :) mando as foto tbem.
    Já estou seguindo!

    http://historiaimperfeita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuul, vai ficar delicioso! Obrigada por ler, beijoss

      Excluir
  4. Parece ser uma delicia :)
    Adorei seu blog e tou seguindo já.
    Beijo

    mundodeariel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ahmmmmmmmmmmmmmm, que delícia :3
    Adorei você e sua vózinha, muito fofas!!
    Vou copiar a receita qualquer dia desses.
    Beijos linda

    http://queridosquinze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuito obrigada, nós agradecemos, haha :) Beijos e obrigada por ler!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Não passa vontade Fe! Fácil de fazer, depois manda foto hein? Beijos e obrigada por ler!

      Excluir
  7. Ai parece ficar uma delícia, vou tentar fazer
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta, não vai se arrenpender! Beijos e obrigada por ler

      Excluir
  8. Deve ficar ótimo! *-*

    Beijo!
    controversias-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Voltei aqui, hehe^^ pra copiar a receita e pra deixar a página do meu blog no facebook, se puder, curte lá Manda...?

    http://www.facebook.com/HistoriaImperfeita

    ResponderExcluir
  10. Que delícia (:

    http://ontendency.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou mesmo Bru :) Beijos e obrigada pela visita

      Excluir
  11. Amei o poste e seu blog,já estou seguindo e curtindo depois passa lá no meu e se gostar curte e segue lá também tá???
    http://www.moniquemouramodels.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ai como sou louca por isso ♥
    www.sonhando-porai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas então Sarah <3 Obrigada por ler, beijos

      Excluir
  13. Amei o post e o blog, já estou te seguindo.
    Quando puder, retribua, e de uma visitinha ao meu. Beijão
    www.carolinnasilva.com.br
    Meu canal: https://www.youtube.com/user/Carol78115

    ResponderExcluir
  14. Que legal, vou tentar fazer e olha que gracinha o fogão, parece de boneca, seu blog também é uma gracinha, por isso estou seguindo Mandi.

    canseideserbetty.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fogão é uma das melhores partes da casa, haha :) Obrigada por ler, beijos

      Excluir
  15. Sua vó muito linda haha' :3
    Ameii a receita vou tentar fazer =)

    Beijos, Gii
    Nevando em Nova York

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, obrigada! Beijos e obrigada pela visita :)

      Excluir
  16. Eu fiz Amanda, olha aqui
    http://historiaimperfeita.blogspot.com.br/2013/06/na-cozinha-amanda-andrade.html

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindaaa, amei! E acabei de fazer mais uma receita de palha italiana pra minha mãe e meu padrasto, haha
      Beijosss

      Excluir
  17. Adooooro palha italiana! É uma delícia, agora que você ensinou, vou fazer :)

    Adorei sei blog, beijos :)
    Garotas Comuns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deliciosa, pode fazer, vai amar! Beijos e obrigada pela visita

      Excluir
  18. hummm que delicia,de água na boca *.*

    voo fazer, amei o post,de verdade!

    simples-garotaa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por ler, seu comentário será muito bem vindo!